sábado, novembro 17, 2007

Creditar Quem Merece?

Outro Comunicado chato para vocês lerem...

Certamente que já devem ter reparado na palavra Créditos sempre que uma piada é sugerida por um visitante. Serve o presente post para explicar a sua função e o seu significado, sob pena de tal ser incorrectamente interpretado.
Inicialmente, aquando da inauguração do blogue, as piadas eram maioritariamente minhas; quando não era o caso, eram criações pertencentes a amigos ou colegas. À medida que o tempo foi passando, e a partir do momento que o blogue começou a ganhar mais visitantes e a interagir de uma forma mais activa com eles, teve de haver uma mudança de atitudes que surgiu da forma mais natural possível. De facto, criou-se aqui o hábito de sugestão de piadas por parte dos visitantes, o que suscitou uma nova vertente na estrutura do blogue: passava não apenas a postar criações minhas como também a partilhar sabedoria comum sobre a arte de elaboração de piadas secas. Isto foi gradual e marcadamente expectável.
Certamente que o indivíduo comum, aquando do primeiro contacto com a palavra Créditos, inquire-se de imediato acerca da autenticidade da criação da piada. Pois bem, é isso que pretendo vincar bem: não se pretende que a palavra Créditos transmita uma qualquer homenagem ao criador de uma piada mas tão somente o reconhecimento àquele que a divulgou. Esta atitude é perfeitamente compreensível, por duas ordens de razão:
- em primeiro lugar, as piadas constituem saber popular e seria virtualmente impossível averiguar a verdadeira origem de cada uma delas (muitas delas já com décadas de existência);
- por outro lado, estamos no âmbito de piadas secas, coisa que muito facilmente pode ser inventado por 2 pessoas ao mesmo tempo sem que haja qualquer conhecimento recíproco da coincidência.

Sendo assim, espero ter desmistificado o sentido dúbio do termo constantemente aplicado aqui neste blogue, na esperança de que muita gente tenha lido, especialmente aqueles que carregavam dúvidas acerca desta situação.

Cumprimentos secos
Créditos (ahah): Luís Oliveira

2 comentários:

Anónimo disse...

Este post n tem créditos porquê?

Anónimo disse...

Desculpa, mas pela primeira vez na vida fiz uma piada de jeito e fiquei contente :X

-Ja agora deixo uma que me surgiu, nao sei se ja foi criada ou não.

Como se chama um bolo com pedaços de carne de vaca?

-Bol-e-cow