domingo, novembro 28, 2010

Hoje é o último dia. Obrigado por tudo.

Há precisamente 5 anos nasceu o Tempo de Secura. Foi a 28 de Novembro de 2005 que as criações piadéticas se oficializaram neste espaço. Inicialmente começaram por ser invenções de "sala de aula" ou de "mesa de café", passatempos que preenchem o tempo do mais enfadado e infantil dos estudantes. Depressa o vício se alastrou para as criações populares mais famosas ou antigas, daquelas que se ouvem na TV e no rádio e que se contam no trabalho no dia seguinte. Foi só uma questão de tempo até começarem a surgir sugestões dos leitores e o Tempo de Secura logo se tornou num espaço aberto, atento e interactivo.

Pelo meio, muito humor, divertimento e discussão. Troçamos com os homossexuais e heterossexuais, mas também com seus pénis e vaginas. Fizemos piadas de bébés e de humor negro. Postamos piadas pensativas de uma só frase. Criamos cúmulos e alteramos ditados populares, sempre com piada. Falamos de desporto, arte e sexo. Tocamos na ferida na pedofilia, porcalhice, mau gosto e doenças. Gozamos com nomes de jogadores de futebol e divertimo-nos a fazer pouco dos três grandes clubes. Fizemos sempre questão de massacrar os massacrados - o desaparecimento da Maddie, a morte de Michael Jackson, o suicídio do Robert Enke e os rabos dos meninos da Casa Pia. Nem o terramoto no Haiti nos escapou. Aderimos às piadas do Facebook e aos estrangeirismos, apesar do risco. Não passamos ao lado da festividade do Natal nem do racismo e da chinofobia. Insistimos na burrice de algumas loiras e nas por vezes maiores arrogâncias das religiões. E com tudo isto, nunca esquecemos Portugal, a política e as celebridades, nem pusemos de lado as sugestões das piadas familiares.

Pelo meio, paramos desde 23/Fev/2008 e 22/Mar/2009. Com o Nelson e o Miguel ficamos melhor do que antes, com mais público, sugestões e piadas. Ultrapassamos a média de 2000 visitas diárias este ano e atingimos a barreira das 900.000 visitas (IP's únicos) e das 1.500.000 page views há umas semanas atrás.

Hoje poderia ter sido o dia em que comemoravamos o 5º aniversário e seguíamos para o próximo, mas será antes o dia em que o Tempo de Secura encerra de vez. Como contribuidor desde o início, como aquele que está cá desde que o espaço foi criado e que sentiu tudo o que o blog sentiu, sou hoje alguém que por motivos pessoais não consegue mais manter este espaço. E sendo também alguém que vê o blog como criação individual, não me consigo desprender dele de outra forma que não esta. Fico contente por ter criado um local onde muitos se puderam refugiar ao chegar a casa no fim de cada dia chato; por isso, ficará aqui o arquivo das piadas para a posteridade para que possamos todos regressar a este local e relembrar o que de melhor se fez por aqui desde o primeiro minuto. Como nota final, deixem-me agradecer a todos por todo este tempo: pelas polémicas, pelas piadas sugeridas, pelos "amigos cibernáuticos", mas sobretudo pela constante boa disposição.

Até sempre!

Nota de rodapé: O Nelson, contribuidor deste blog, iniciou um projecto próprio (blog Vida Obtusa) onde postará cenas cómicas: piadas secas, vídeos fixes e unicórnios enfeitados com tatuagens da Guerra Colonial. Tudo o que tenha Obtusão. Passem lá e vejam o que ele vai andar a fazer!