domingo, julho 29, 2007

(I)Moralidade nas Piadas

COMUNICADO
(I)Moralidade nas Piadas

A propósito da última piada postada neste blogue, que corresponde historicamente à piada imediatamente anterior a este post, venho por este meio fazer um comunicado acerca da moralidade e legitimidade nas piadas aqui colocadas.

Antes de mais, quero apenas salientar alguns pequenos aspectos. Nada do que aqui vou dizer se reveste de carácter filosófico inviolável nem tampouco constitui qualquer verdade absoluta. A orientação deste post simboliza apenas a minha posição ideológica nesta matéria, e como administrador principal deste website, é essa a posição seguida em matéria de postagem e de selecção de piadas.

Como vós sabeis, as piadas contidas neste blogue não são todas da minha autoria - a crescente adesão de visitantes trouxe consigo uma maior e salutar participação activa dos leitores no conteúdo do website. Por outro lado, as fontes das piadas são diversas e resultam do normal convívio social. A propósito disto vem a ideia, importante e primordial, de que não é meu prazer, nem meu apenas, de ter o intuito de lançar humor negro e escárnio para cima de toda a sociedade, sejam os visados merecedores de tal crítica ou não.

Com esta ideia em mente - a de que o humor negro é apenas uma categoria de piada neste blogue - tal categoria não pode servir de bode expiatório para todos aqueles que, anonima e recorrentemente, vêm cá lançar o seu pudor contra tais piadas. Surgiu nitidamente um ódio e uma divergência de visões bastante maiores nesta matéria aquando da postagem da última piada, claramente revestida de humor negro, sadismo e, admito, mau gosto.

Contudo, todos nós sabemos que os limites existem para serem explorados. Funciona assim para a arte, para a ciência e para a economia, bem como para toda e qualquer outra vertente marcadamente social. Chama-se experimentalismo. Não há entidade objectiva que defina os limites da comicidade nem do que é passível de ser incluído numa piada, visto serem essas ténues linhas difíceis de estabelecer.

Mas se tal não vos satisfaz, posso citar alguém que certamente será um ídolo de grande parte da população leitora do blogue (a julgar pela votação mensal que mostrou grande incidência nos jovens adolescentes): refiro-me a Ricardo Araújo Pereira, um dos Gatos Fedorentos. Ele próprio disse, e passo a citar: "A comédia não tem limites." Quer acreditem em tal afirmação, quer não o façam, aposto que NUNCA lhes passaram um atestado de incompetência pelo trabalho deles nem lhes cortaram as asas para cada sketch que eles fizeram, caso contrário estariam eles condenados à partida. E olhem que eles já falaram de aleijados, de parolos, de campónio, do jet-7, e inclusivamente, de mortos. Falaram de tudo aquilo que é gozável.

Basicamente, o que pretendo dizer é isto: não serei hipócrita se disser que a piada é de mau gosto, mas já o serei se afirmar que nunca na minha vida contei uma idêntica a amigos. Isto aplica-se a todos vós. E se vamos equilibrar as coisas e falar de doseamento de valores, não sei quem poderá objectivamente circunscrever os limites a partir dos quais a hipocrisia é mais reprovável do que a sátira. E já que falamos de limites, e já que concordamos que tais linhas condicionantes são subjectivas, então cabe-me fazer a pergunta: quem é o juíz parcial para estabelecer tal diferenciação?

Finalizo este meu ensaio com um último argumento, o mais forte de todos, mas o mais difícil de engolir para muita gente, daí a intenção propositada de o colocar como derradeiro: isto é Internet e vivemos numa democracia, logo não será ilusão se eu afirmar que gozamos de dupla liberdade de expressão. Eu e vós. Se vocês não me insultarem, compactuarei com as vossas opiniões; mas até ao momento em que eu insultar alguém, não têm vocês o direito de me limitarem a amplitude das temáticas que abordo.

Poderia usar um argumento ainda mais fácil e óbvio, mas tal era a simplicidade que muitos não se poderiam aperceber da real dimensão da explicação. E é tão simples como isto: gostam do blogue, vêm cá; não gostam, ninguém vos obriga a marcarem ponto. Se cá vêm, agradeço a "audiência" e a participação (e já deixei isso claro) mas se se sentem tão insultados com o humor negro, então têm 2 remédios: ou ignoram ou nem cá vêm. Desculpem-me a frieza, mas as coisas funcionam assim mesmo. As piadas de humor negro estão devidamente assinaladas: não têm razão alguma para se queixarem delas.

Assim me despeço. Os comentários para este post estarão abertos para qualquer opinião vossa e participarei numa eventual discussão.

Atenciosamente
Luís Oliveira

P.S.: Relembro que este tipo de comunicados estão linkados na margem direita do blog, para fácil e rápida visualização dos leitores.

17 comentários:

Anónimo disse...

e kem fala assim...n é gago!

goste-se ou nao da piada, n é motivo pra andarmos tds aos insultos

n vale a pena criar chatices por coisas k supostamente servem pra nos fazer rir

tens o meu apoio!

MERA disse...

Pois é, este comment não tem rigorosamente nada a ver com o que tu escreveste, mas eu já tive para criar um blog ou um site de anedotas, mas nunca tive "coragem" (ou melhor, tempo) para tratar dum. E eu gostava de saber, se podia fazer também parte da vossa dupla, porque também gosto de inventar piadas (Secas e Molhadas). Deixo aqui uma inventada por mim para vos/te ajudar a pensar:

Era uma vez, um homem chamado Deus. Deus era dentista. Um dia, foi lá uma criança, que 'tava a chorar. Ele ia lhe arrancar um dente, mas o míudo não parava quieto. Ele mandou-lhe uma ganda bofetada, e ele ficou sem dentes. Depois deu-lhe uma noz, para ele parar de chorar... Continuou, para o próximo cliente. Repetiu-se a cena. Com todas as crianças ele fazia o mesmo. Não dava nozes a mais ninguém. Mais um puto, mais uma marretada, mais uma noz.

FIM

Moral da história: Dá Deus nozes a quem não tem dentes.

(Esta foi muito seca, mas para as 2 da matina, e feita à pressa, tá razoável. Mas continua seca.)

Anónimo disse...

a tua definição de seca não deve ser a minha...
isso não tem piada nenhuma

uma anedota seca ou piada seca tem graça normalmente por ser estupida mas logica..

isto nao se parece com nada...

minha opiniao

Anónimo disse...

deves ter a mania luis



gonçalo que piada fraca

O Amigo do Café disse...

Apoio plenamente a tua posição. Até pode ser de mau-gosto, mas isso depende do interlocutor.

Samuel Vidinha disse...

O 25 de Abril foi a 33 anos

VIVA A LIBERDADE DE EXPRESSAO

Anónimo disse...

"um individuo disse...
e kem fala assim...n é gago!"



"Samu disse...
O 25 de Abril foi a 33 anos

VIVA A LIBERDADE DE EXPRESSAO"

nao é preciso dizer mais nada

Anónimo disse...

o ruka e o anonimo nao percebem nada d humor( e sao um balde de cócó cheio até cima).

se realmente entendessem alguma coisa conseguiam ver k apesar d ser humor negro e ma piada bastante boa (pelo menos eu parti-me a rir). esta coisas tambem tem k ter piadas senao sao so mais um drama k andamos aki a viver.

ja nao houve piadas sobre entre-os-rios, o dino, o manel, papa e tudo ? entao ... kem nao gosta k ponha na beira do prato.

Luis ate fikei emocionado com o post lool

és o um dos maiores (pa nao dizer k es o maior) até pk existem alguns k medem de 2m pa cima

:P

abraço

ja nao vinha ca a mt tempo
tenho k comecar a participar tb eehehehhee

cumps,
serginho_8

Anónimo disse...

k piada frakinha Oh gonçalo...

tens de comer mta sopa pa fazer piadas aki como as do luis...

Anónimo disse...

eieiei calma ai...
a piada nem é dele e este luis e que recebe os parabens???

oh luis tu queres e o protagonismo todo...admite ao menos que a piada nao é tua...é que ha pessoas que nao leem tudo ate ao fim!!!!

MERA disse...

Oh pessoal, não é bem como vocês tão a dizer... Há piadas secas que não têm graça. E geralmente as piadas secas são, piadas negras. E calma lá com os insultos, que o luis ja disse ontem qu'isto não é a tasca do zé... Ao menos se querem gozar com os outros, metam o vosso nome, para poderem ser espancados (XD), e vez de ficarem anónimos...

O Amigo do Café disse...

Toda a gente percebeu que a piada não é dele, ele só tem o "mérito" de a publicar. Eu penso que, deixando as criancices de alguns comentadores de lado, o Luís escreveu um texto coerente e com lógica. E a questão é, no fundo, como ele resume: quem quer vir cá, vem. Quem não quer, não vem.

Anónimo disse...

opah kem n axa piada et k s cale e meta uma rolha..mas dakelas bem largas..

Luis, continua com o bom trabalho!! :)

Ps: nem sequer tinhas que responder ao pessoal.. tao simples kt isso, nem t xateies :D

Anónimo disse...

O Luis Oliveira é um senhor , parebens pelo que és .

;)

Anónimo disse...

n concordo com o k aki diz!

eu n fiz piadas sobr o tsunami pk era ma onda...

Anónimo disse...

Luís, parabéns pelo trabalho que tens mantido tanto neste como no outro teu blog.

Anónimo disse...

tens toda a razão.
tal como eu comentei no post anterior à coisas que acho que mesmo que dependam do sentido de humor.. são demais .
e é claro que existem muitas piadas engraçadas, mas há limites, pelo menos há coisas que podiam ser ' guardadas ' .. deveriam realmente ser mais interiorizadas do que colocadas por onde quer que seja. ainda para mais com coisas recentes que se vão passando. tragédias .. que marcam a vida de muitas familias. só quem sente só quem sofre e está na situação é que percebe, é tão feio como a sociedade tem mudado ao longo dos anos .. muita coisa má que há neste país .. algumas boas, vá .
mas sinceramente, as más são demais.
gozem mais com o sistema politico a que somos submetidos.
ou com o simples facto de sermos pessoas, e que nem sempre os nossos direitos nos são reservados.
há muita coisa para falar, outras que nem mereçem risota .

Jotap.