quinta-feira, dezembro 10, 2009

Comunicado (de novo, sobre o plágio)

Fiquei a saber, através de terceiros, que um utilizador sugeriu piadas secas provenientes de outro blogue de forma continuada, infringindo a boa conduta no que diz respeito ao combate ao plágio. Não interessa quem ele é nem de que blogue se tratou (não pretendo uma caça às bruxas), mas quero deixar aqui um ponto importante para o futuro. E o ponto é este:

Por muita boa vontade que os meus leitores tenham em partilhar muitas e boas piadas, e por muito que vos agradeça a vossa contribuição ao longo de todo este tempo de existência, nunca compactuarei com plágios de qualquer índole, principalmente no que diz respeito a outros blogues de género similar.


Como corolários deste ponto, gostaria de (re-)destacar três outros pontos:
1) Sem prejuízo do carácter público das construções anedóticas (afinal de contas, não há copyright para as piadas secas), há um grau de ética que se deve respeitar aquando das sugestões - se for piada própria/popular/antiga/pouco sofisticada, os créditos são desnecessários; se for piada copiada, impõe-se a indicação de onde ela foi retirada (caso se trate de um site semelhante a este);
2) Copiar uma ou outra piada seca de outro site não tem mal nenhum, desde que se indique a fonte - o que tem mal é não referir a fonte (quando ela exista na net) e/ou fazer cópia sistemática e alargada de outro site, como se a criação autoral não fosse de respeitar;
3) Como sabem, este site deixou de ser apenas um mero refúgio de criação de piadas secas para passar a ser um "arquivo". Deixei isto acontecer e acho que é um projecto interessante, caso contrário não teria tantas visitas diárias. Perante este meu esforço diário e uma vez que nada ganho com isto (nem sequer serve arma de engate num bar...), a melhor forma de me incentivarem e agradecerem é através do respeito da anti-cópia.

Alguma dúvida/pergunta/esclarecimento, têm o mail à disposição (tempo.secura@gmail.com)

Sem mais,
A Gerência


Edição Posterior:
Em 10 Abril 2007, escrevi:
(...) 5. Acerca da protecção da criação:
a) A invenção de piadas secas é uma criação intelectual não-protegida por direitos de autor, pelo que se obriga a qualquer membro deste blogue a reclamação da sua autoria quando tal geração é sua, e a menção aos créditos devidos sempre que tal criação se deva a membro externo ao blogue.

b) Quando é desconhecida a origem de uma piada seca ou o meio de divulgação dela, o membro pode abster-se da sua menção.
(...)

Em 17 Novembro 2007, escrevi:
(...) [Sobre a "sabedoria comum sobre a arte de elaboração de piadas secas"]
Certamente que o indivíduo comum, aquando do primeiro contacto com a palavra Créditos, inquire-se de imediato acerca da autenticidade da criação da piada. Pois bem, é isso que pretendo vincar bem: não se pretende que a palavra Créditos transmita uma qualquer homenagem ao criador de uma piada mas tão somente o reconhecimento àquele que a divulgou. Esta atitude é perfeitamente compreensível, por duas ordens de razão: (...)

São para manter como critério.

7 comentários:

joao rodrigo disse...

omg... tanto stress por causa de piadas? queres ver que vamos presos por piratear piadas? pessoal nao ponham mais o nome porque se a piada nao for vossa pagam multa por plagio :S
enfim continuem o bom trabalho abraços
ass: e melhor nao assinar ainda alguem fez um comentario parecido e me vem bater a porta:S

Reuss disse...

LOL , Boa João Rodrigo :)
é que ainda por cima , um post tão grande , tanta letra sem antes ouvirem a minha versão .
mas ok , eu é que me tenho que portar como um homemzinho !

joao rodrigo disse...

ao menos tens consciencia num é? biba o benfica

Luis Oliveira disse...

Bem, eu sou um gajo optimista e facilmente relacionável. Talvez por isso esteja a ser tão compreensível em relação a toda a gente e esteja, neste momento, a responder a tudo e todos. Agora, não sei se já repararam, mas estão todos a atirar contra a pessoa que menos intenção teve de causar todo este problema, ou seja - EU. Eu sou apenas o intermediário, eu publico as piadas e eu estou a tentar sanar um problema entre as duas partes uma vez tudo isto se passou no meu site. Acho que, só por isso, já mereço alguma consideração.

E a consideração que eu peço é mínima: acusaram de cópia, eu fui verificar e confirmei. Mas não te acusei sem antes te perguntar. E tu podes confirmar isso, Reuss. Vai lá ver o meu primeiro comentário, não vais ver acusação.

Eu esperei dois dias e não me respondeste - eu presumi que tinhas confirmado em silêncio. Acho que essa presunção é legítima, muito embora eu acredite em ti quando me digas que não foste tu que copiaste, mas sim o teu amigo.

MESMO ASSIM, mesmo que nada tenhas a ver com alguma eventual cópia, ESTE POST NÃO É DIRECCIONADO PARA TI! É abstracto, é para todos e serve para memória futura. Serve também para esclarecer.

Entendes, Reuss? Eu não estou chateado com ninguém nem estou a mandar recadinhos. Além disso, eu não controlo a blogosfera nem as piadas repetidas e sei que não há copyright. Só peço às pessoas que não o façam. Não é pedir muito!

Quanto ao senhor do blog afectado, já lhe enviei mail e não obtive resposta. Não me importa, disse o que tinha a dizer e até pedi desculpa APESAR DE o culpado até nem ser eu e eu ter a consciência totalmente tranquila.

No fim de tudo isto, a única coisa que eu tenho a dizer é que tenho pena, muita pena, que seja EU a ser cilindrado dos dois lados (acusação de plágio de um lado, acusação de falsa acusação do outro) quando não mereço essa atitude.

Conclusão: não me quero chatear com ninguém nem pretendo arranjar diferendos - SÓ QUERO UMA PLATAFORMA DE ENTENDIMENTO.

Essa plataforma que eu quero para aqui é esta: houve uma cópia de algumas piadas, mas não foi por mal (independentemente de quem tenha sido a copiar quem). Qualquer conversa a mais, é dramatização excessiva. E não, João Rodrigo, não há stress excessivo. Fui bastante sereno em toda a minha explicação e continuo a sê-lo.

Reuss disse...

A demora foi porque não pude vir a net .
E eu nem sei se o meu amigo copiou , se inventou , não faço a mínima , sei que ele me disse e eu como já por varias vezes fiz , pus a piada .
Agora põem-se aqui a dizer mal de mim por ai alem sem antes terem a minha confirmação , ou não ?
Por amor de deus ...

Miguel Mendes disse...

Peace and love malta ;)

joao rodrigo disse...

LOL eu nao estava a falar mal de ti mas sim de quem se da ao trabalho de se chatear com estas coisas... se e uma plataforma de entertenimento ou la o que e pra qe andarmos as cabeçadas? ja conheço este blogue ha mais ou menos 2 anos e sempre achei fabuloso.. a maior parte das piadas que postei foram da minha autoria mas claro que ha outras que toda a gente conhece... nao acho que seja ah cheguei primeiro e minha.. se sao escritas on line sao para ser divulgadas nao acho que haja necessidade de zangas.. ninguem registou patente portanto e de todos